O motivo da criação deste blog foi de buscar melhores conhecimentos sobre a Educação, tendo como ponto fundamental: A Pedagogia Renovadora. Onde pretende-se estudar e conhecer essas mudanças no decorrer da contemporaneidade.

domingo, 22 de abril de 2012

Inclusão social




Século XXI.

A era contemporânea em que a tecnologia evolui a status antes não imaginados. Mas esse século não está apenas marcado pela tecnologia. Nunca se falou tanto em ajudar, em melhorar. Sustentabilidade é a palavra da moda. E, junto dela, cada vez mais fala-se em inclusão social. Não separar ou ignorar aqueles que, por motivo outro, tenham problema de qualquer natureza.
E incluir essas pessoas a partir da educação é o começo e melhor exemplo de socialização. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, divulgou dados que temos que comemorar. Em dez anos, o número de alunos especiais em universidades aumentou sete vezes. Saltou de 2.173, em 2000, para 16.328, em 2010. Entre estes alunos, incluem-se qualquer tipo de deficiência. Seja ela visual, auditiva ou intelectual.
No ensino básico, que é a educação infantil, fundamental e média, em 2010, haviam 808 mil estudantes com deficiências matriculados em escolas especial ou regulares (escolas tradicionais). O MEC tem estimulado que crianças e adolescentes com deficiência frequentem o ensino fundamental e médio em uma escola regular e tenham aulas de apoio em escolas especializadas ou em salas multifuncionais. Porém, no Rio, segundo o sindicato de professores e pais de alunos, ainda há professores sem o treinamento adequado para dar aula para pessoas com deficiência em turmas regulares.

Biografia de Anísio Teixeira

Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.