O motivo da criação deste blog foi de buscar melhores conhecimentos sobre a Educação, tendo como ponto fundamental: A Pedagogia Renovadora. Onde pretende-se estudar e conhecer essas mudanças no decorrer da contemporaneidade.

domingo, 13 de maio de 2012

Afinal, o que é Pedagogia nova?


Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos. No Brasil este ideário se fixa nos anos 20 e particularmente a partir da década de 30.
Nesta metodologia o aprendiz é visto como um ser autônomo, operante e apto a conquistar o saber. O professor é o condutor deste processo, uma Ariadne educacional, enquanto o meio ambiente atua como a necessária motivação dos alunos para seguir na direção do conhecimento. É comum encontrar, nas escolas que adotam esta corrente pedagógica, o mestre transitando entre alunos que atuam sozinhos ou em grupo.

A Escola Nova, identificada também por aliar diversos movimentos, veicula um ideal liberal-progressista não diretivo, no qual o professor estabelece as bases do aprendizado e supervisiona os eventos que envolvem a aquisição de conhecimentos. Cabe aos estudantes aprenderem através da experiência, no âmago da atuação prática, fundamentando-se igualmente nas investigações, nas revelações e nas pesquisas do contexto natural e social. As conveniências dos alunos devem sempre ser privilegiadas.


Fontes:
http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/a-pedagogia-brasileira-5148/artigo/
http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario/textos/0145.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo
http://www.ufsm.br/lec/01_00/DelcioL&C3.htm
Almanaque Saraiva. Ano 5. # 53. Setembro/2010. Pág. 16.

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