O motivo da criação deste blog foi de buscar melhores conhecimentos sobre a Educação, tendo como ponto fundamental: A Pedagogia Renovadora. Onde pretende-se estudar e conhecer essas mudanças no decorrer da contemporaneidade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é Tendência Liberal Renovada Progressivista


A Tendência Liberal Renovada Progressivista surge em meados de 1920 e vai até os dias atuais. Tendo como seus precursores John Dewey, William Kilpatrick, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme. Segundo Libâneo (1994), a Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional. Várias correntes e variantes podem ser associadas à Pedagogia Renovada, todas elas incluindo elementos de uma pedagogia ativa. Entre as várias correntes o autor destaca: a linha progressivista, baseada na tória de John Dewey.

No caso do Brasil, a corrente que obteve maior repercussão foi sem dúvida o Movimento Escola Nova, influenciado pela corrente progressivista de Dewey. Esta tendência teve grande penetração no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas.

As bases teóricas dessa tendência progressivista são a Psicologia do desenvolvimento e as Teorias de Jean Piaget. E todo processo é centrado na atividade da criança, mas sempre valorizando o trabalho coletivo, da troca, da ação da criança sobre o conhecimento a ser construído, onde a criança se desenvolve em etapas gradativas e geométricas, mantendo-se respeito ao ritmo individual dos sujeitos.
A perspectiva teórica de Libâneo da tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.

Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.

Durante muito tempo a prática pedagógica não se alterou, mantendo-se afinada com aquilo que se popularizou como escola tradicional, dentro da tendência "liberal tradicional". Essa tendência recebeu inovações e se redefiniu como tendência renovada progressivista, e com o aparecimento do movimento escolanovista, foi denominada de tendência renovada não-diretiva.

Da mesma forma que se desenvolveram tendências alinhadas ao capital, por isso tendência liberal, o desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitaram o desenvolvimento da tendência progressista. Podemos dizer que, além dessa base materialista (histórico e dialético) a tendência progressista se desenvolve a partir de movimentos populares.

A pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Ela é dividida em: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

8 comentários:

  1. Me ajudou muito a refletir o assunto...
    valew pela informação.grato!

    ResponderExcluir
  2. olá boa noite!

    me tirem uma duvida
    .
    quem foi um dos representantes da tendencia liberal renovada progressista?

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!!

    Alguém sabe me dizer os pontos negativos dessa tendencia?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir