O motivo da criação deste blog foi de buscar melhores conhecimentos sobre a Educação, tendo como ponto fundamental: A Pedagogia Renovadora. Onde pretende-se estudar e conhecer essas mudanças no decorrer da contemporaneidade.

sábado, 19 de maio de 2012

O que é tendência liberal renovada não-diretiva?



Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções. A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. No ensino da língua, tal como ocorreu com a corrente pragmatista, as idéias da escola renovada não-diretiva, embora muito difundidas, encontraram, também, uma barreira na prática da tendência liberal tradicional.

3 comentários:

  1. Um exemplo de pedagogia não diretiva? Na prática dela como seria?

    ResponderExcluir
  2. Tbm gostaria de saber. A renovadora progressista e a não diretiva, me confundiu. Pois ambas da ênfase no aluno como protagonista do ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir