A
Tendência Liberal Renovada Progressivista surge em meados de 1920 e vai até os
dias atuais. Tendo como seus precursores John Dewey, William Kilpatrick, Anísio
Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme. Segundo Libâneo (1994), a
Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX como
contraposição à Pedagogia Tradicional. Várias correntes e variantes podem ser
associadas à Pedagogia Renovada, todas elas incluindo elementos de uma
pedagogia ativa. Entre as várias correntes o autor destaca: a linha
progressivista, baseada na tória de John Dewey.
No
caso do Brasil, a corrente que obteve maior repercussão foi sem dúvida o
Movimento Escola Nova, influenciado pela corrente progressivista de Dewey. Esta
tendência teve grande penetração no Brasil na década de trinta para o ensino de
Educação Infantil e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas
pedagógicas.
As
bases teóricas dessa tendência progressivista são a Psicologia do
desenvolvimento e as Teorias de Jean Piaget. E todo processo é centrado na
atividade da criança, mas sempre valorizando o trabalho coletivo, da troca, da
ação da criança sobre o conhecimento a ser construído, onde a criança se
desenvolve em etapas gradativas e geométricas, mantendo-se respeito ao ritmo
individual dos sujeitos.
A
perspectiva teórica de Libâneo da tendência liberal renovada (ou pragmatista)
acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
Como
pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é
uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido
aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o
que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em
novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.
Durante
muito tempo a prática pedagógica não se alterou, mantendo-se afinada com aquilo
que se popularizou como escola tradicional, dentro da tendência "liberal
tradicional". Essa tendência recebeu inovações e se redefiniu como
tendência renovada progressivista, e com o aparecimento do movimento
escolanovista, foi denominada de tendência renovada não-diretiva.
Da
mesma forma que se desenvolveram tendências alinhadas ao capital, por isso
tendência liberal, o desenvolvimento e popularização da análise marxista da
sociedade possibilitaram o desenvolvimento da tendência progressista. Podemos
dizer que, além dessa base materialista (histórico e dialético) a tendência
progressista se desenvolve a partir de movimentos populares.
A
pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais,
sustentando implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Ela é
dividida em: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
Me ajudou muito a refletir o assunto...
ResponderExcluirvalew pela informação.grato!
De grande ajuda! Mt obrigada!
ResponderExcluirMuito bom 👏👏
ResponderExcluirMuito bom 👏👏
ResponderExcluirolá boa noite!
ResponderExcluirme tirem uma duvida
.
quem foi um dos representantes da tendencia liberal renovada progressista?
Qual o foco dessa tendência?
ResponderExcluirQual o foco dessa tendência?
ResponderExcluirOlá, boa tarde!!
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer os pontos negativos dessa tendencia?
Desde já agradeço
Eu também gostaria de saber os pontos negativos, alguém poderia me ajudar?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÓtimo me ajudou bastante.
ResponderExcluirQuais ospontos negativosda tendênciarenovada progressivista?
ResponderExcluirola qual foi o seu objectivo
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