O motivo da criação deste blog foi de buscar melhores conhecimentos sobre a Educação, tendo como ponto fundamental: A Pedagogia Renovadora. Onde pretende-se estudar e conhecer essas mudanças no decorrer da contemporaneidade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é Tendência Liberal Renovada Progressivista


A Tendência Liberal Renovada Progressivista surge em meados de 1920 e vai até os dias atuais. Tendo como seus precursores John Dewey, William Kilpatrick, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme. Segundo Libâneo (1994), a Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional. Várias correntes e variantes podem ser associadas à Pedagogia Renovada, todas elas incluindo elementos de uma pedagogia ativa. Entre as várias correntes o autor destaca: a linha progressivista, baseada na tória de John Dewey.

No caso do Brasil, a corrente que obteve maior repercussão foi sem dúvida o Movimento Escola Nova, influenciado pela corrente progressivista de Dewey. Esta tendência teve grande penetração no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas.

As bases teóricas dessa tendência progressivista são a Psicologia do desenvolvimento e as Teorias de Jean Piaget. E todo processo é centrado na atividade da criança, mas sempre valorizando o trabalho coletivo, da troca, da ação da criança sobre o conhecimento a ser construído, onde a criança se desenvolve em etapas gradativas e geométricas, mantendo-se respeito ao ritmo individual dos sujeitos.
A perspectiva teórica de Libâneo da tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.

Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.

Durante muito tempo a prática pedagógica não se alterou, mantendo-se afinada com aquilo que se popularizou como escola tradicional, dentro da tendência "liberal tradicional". Essa tendência recebeu inovações e se redefiniu como tendência renovada progressivista, e com o aparecimento do movimento escolanovista, foi denominada de tendência renovada não-diretiva.

Da mesma forma que se desenvolveram tendências alinhadas ao capital, por isso tendência liberal, o desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitaram o desenvolvimento da tendência progressista. Podemos dizer que, além dessa base materialista (histórico e dialético) a tendência progressista se desenvolve a partir de movimentos populares.

A pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Ela é dividida em: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

13 comentários:

  1. Me ajudou muito a refletir o assunto...
    valew pela informação.grato!

    ResponderExcluir
  2. olá boa noite!

    me tirem uma duvida
    .
    quem foi um dos representantes da tendencia liberal renovada progressista?

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!!

    Alguém sabe me dizer os pontos negativos dessa tendencia?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de saber os pontos negativos, alguém poderia me ajudar?

      Excluir
  4. Quais ospontos negativosda tendênciarenovada progressivista?

    ResponderExcluir